Veja como preparar o chá mate sem perder as suas propriedades

Saiba quais são as propriedades do chá mate, e como prepará-lo corretamente

Depois da onda do chá verde, uma nova versão vem atraindo os holofotes: o chá mate.

cha_mate_Danilo_TanakaPesquisas atestam que a erva ajuda a emagrecer, reduz o colesterol e até combate o envelhecimento precoce. Não estava ligada nessa novidade? Tudo bem, a gente dá uma colher de chá e conta tuuudo o que você precisa saber

Versátil e poderosa

A erva mate começou a ser cultivada no Paraguai, onde era utilizada em sua forma original, apenas para efeitos terapêuticos. Em pouco tempo, chegou à Europa e as pessoas passaram a usá-la no preparo de chás que acompanhavam algumas refeições.

Em um piscar de olhos, essa tradição se espalhou para os cinco continentes, fazendo muito sucesso, inclusive nos países da América do Sul, que gostaram da nova forma de aproveitar esse presente da natureza.

No Brasil, o chá é consumido de diversas formas. O chimarrão, aquela bebida tradicional do Sul do País, que é servida bem quente, quase borbulhando, é feito com erva-mate. Já no Sudeste, a moda é tomar um mate gelado, muitas vezes combinado com uma fruta, para se refrescar nos dias de muito calor.

Independentemente do toque especial que cada região dá na hora de preparar a bebida, as vantagens do consumo são inúmeras, devido às propriedades do chá mate. “Em primeiro lugar, o mate fornece uma grande quantidade de vitaminas, dos tipos A, B1, B2, B6, C e E, além de proteínas e minerais como cálcio, potássio, fósforo, ferro e magnésio, importantes ao organismo”, conta Sabrina Longhi, nutricionista da Clínica de Especialidades Integrada (SP). Mas acredite, não é só isso. Há muito mais a conhecer (e apreciar) sobre essa erva

sem erro!

Preparar o chá mate é fácil e rápido: leva apenas dez minutinhos para a bebida ficar pronta e o resultado compensa muito! O ideal é não adoçar, principalmente se você quiser perder peso. No entanto, se consumir a bebida sem açúcar for extremamente difícil, opte pelos adoçantes naturais, à base de sucralose ou, ainda, por açúcares orgânicos. Aprenda, a seguir, como fazer um litro de chá — quantidade indicada pelos especialistas para ser consumida diariamente por quem deseja usufruir dos benefícios da erva. A dica é bebê-lo cerca de 20 minutos antes das refeições principais, para ajudar no processo digestivo.

Ingredientes

- 1 litro de água

- 3 a 4 col. (sopa) de folhas torradas da erva-mate

Modo de fazer

Coloque a água para ferver e, assim que esse processo estiver completo, acrescente as folhas da erva mate, desligando o fogo em seguida. Tampe a panela e deixe descansar de cinco a dez minutos. Coe e sirva. Você pode armazenar a bebida em uma garrafinha para ir consumindo ao longo do dia.

Para dar um gostinho especial ao seu chá mate, experimente adicionar folhas de hortelã. Gotas de limão ou pauzinhos de canela na bebida pronta.

 

Fonte: Revista Corpo a corpo,  Ed. 282.