Museu

Conheça o museu da Erva Mate

museu

        História Museu

Inaugurado no dia 13 de junho de 1997 pelo seu criador, José Benites Cardenas,  “Seu Toté Benites”, como era conhecido, o Museu, cadastrado no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, possui mais de 3 mil peças históricas como livros, jornais, imagens, objetos de metal, couro, madeira e vegetal.

“O idealizador e criador deste complexo e vasto acervo, Seu Toté Benites, tinha como objetivo retratar a época do ciclo da Erva-mate, principal atividade econômica que impulsionou o desenvolvimento de Ponta Porã e da região de fronteira. Sua proposta foi bem recebida pela comunidade que prestigia o local, a principal referência quando alguém se propõe a pesquisar sobre a nossa História”, afirma Professor Domingos de Oliveira, Curador do Museu.

A instituição é mantida pela empresa Erva Mate Santo Antônio, pertencente à Família Benites, cujos donos são os empresários João Benites e seu filho Paulo Benites. Os bens culturais que compõem o Museu desde o início foram colecionados e restaurados pelo Sr. José Benites Cardenas e família, como por exemplo, um automóvel FORD 1929.

O Museu recebeu apoio de outras famílias da comunidade fronteiriça com a doação de objetos que representam várias épocas. Em média o Museu recebe cerca de 600 visitantes por mês. A maioria estudantes tanto dos níveis fundamental, médio e superior de ensino de instituições de toda a região. Também é grande a procura por parte dos pesquisadores brasileiros e estrangeiros como da Europa, Ásia e Estados Unidos, que buscam e encontram informações preciosas para fundamentar seus trabalhos científicos.

Confira algumas imagens