Museu da Erva Mate

História do Erva Mate

Inaugurado no dia 13 de junho de 1997 pelo seu criador, José Benites Cardenas,  “Seu Toté Benites”, como era conhecido, o Museu, cadastrado no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, possui mais de 3 mil peças históricas como livros, jornais, imagens, objetos de metal, couro, madeira e vegetal.

“O idealizador e criador deste complexo e vasto acervo, Seu Toté Benites, tinha como objetivo retratar a época do ciclo da Erva-mate, principal atividade econômica que impulsionou o desenvolvimento de Ponta Porã e da região de fronteira. Sua proposta foi bem recebida pela comunidade que prestigia o local, a principal referência quando alguém se propõe a pesquisar sobre a nossa História”, afirma Professor Domingos de Oliveira, Curador do Museu.

A instituição é mantida pela empresa Erva Mate Santo Antônio, pertencente à Família Benites, cujos donos são os empresários João Benites e seu filho Paulo Benites. Os bens culturais que compõem o Museu desde o início foram colecionados e restaurados pelo Sr. José Benites Cardenas e família, como por exemplo, um automóvel FORD 1929.

O Museu recebeu apoio de outras famílias da comunidade fronteiriça com a doação de objetos que representam várias épocas. Em média o Museu recebe cerca de 600 visitantes por mês. A maioria estudantes tanto dos níveis fundamental, médio e superior de ensino de instituições de toda a região. Também é grande a procura por parte dos pesquisadores brasileiros e estrangeiros como da Europa, Ásia e Estados Unidos, que buscam e encontram informações preciosas para fundamentar seus trabalhos científicos.

Confira algumas imagens:

  • img01
  • img02
  • img03
  • img05
  • img06
Sobre a loja

A Erva Mate Santo Antônio, sabor que une gerações,está entre as maiores indústrias do gênero no estado de Mato Grosso do Sul. No início do século XX, Juan Bautista Benitez, vindo da cidade de Pilar, na República do Paraguai, adquiriu uma área de terra denominada Fazenda Primavera na região de Rio Verde, hoje município de Aral Moreira,na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. Nessa época, Juan iniciou a prática de extração e a produção da erva mate, a qual continua a ser

Pague com
  • PagSeguro
Selos
  • Site Seguro

Erva Mate Santo Antonino - CNPJ: 03.722.725/0001-81 © Todos os direitos reservados. 2019